O Jorge Fiel, jornalista e sub-director do Jornal de Notícias, escreveu hoje um interessantíssimo artigo de opinião a propósito da tão falada 'crise dos jornais' ou crise da imprensa. Um tema bastante pertinente e que nos faz pensar, pelo menos a nós que ainda gostamos mais de ler as notícias no papel.
Na opinião do Jorge Fiel, devemos sossegar. A explanação que faz do tema deixou-me, se não completamente sossegada, pelo menos mais esperançada!
A fronteira entre o Marketing e a Comunicação é muito ténue. Quando estas entram em acção ao mesmo tempo, são capazes de mover sentimentos, identificar um público e promover nichos que facilmente se transformam em grupos de sociedade que compartilham os mesmos posicionamentos.
O sucesso é medido quando estas conseguem, não só cativar o momento da respectiva acção em questão, mas também influenciar o passado e tornarem-se virais no presente, aumentando uma possível cota futura. Poderá ser de um serviço, de um produto ou até mesmo daquilo que já não é mas pode voltar a vir a ser!
Mas qual será o retorno se, num dia de sol ou de chuva, de Inverno ou Verão, aquilo que no passado já foi viral e já constou na vasta lista de sucessos na mente dos respectivos públicos voltar a ter dias dourados?
O texto introdutório é simplesmente uma reflexão lançada com base na campanha desenvolvida pela Volkswagen Brasil, tendo como mote "Os últimos Desejos da Kombi". Para quem ainda não sabe, a produção desta mítica carrinha chegou ao fim. Durante décadas, muitos foram os que se aventuraram no emblemático veículo que deixou apaixonados por todo o Mundo.
A Kombi foi idealizada na década de 40 do século passado pelo holandês Ben Pon, que projectou a combinação do confiável conjunto mecânico do Volkswagen Sedan num veículo de carga leve. O nome Kombi é uma abreviação adoptada no Brasil para o termo em alemão Kombinationsfahrzeug que, em Português, significa "veículo combinado". Na Alemanha, o modelo recebeu o nome VW Bus T1 (Transporter Número 1). Em Portugal, também pode ser carinhosamente tratada por "Pão-de-Forma" devido à sua semelhança com esse tipo de pão.
publicado às 08:00 editado por Pedro Matos Trigo às 15:27
Ricardo Araújo Pereira é um bom exemplo de gestão de imagem. A ascensão meteórica dos Gato Fedorento no panorama humorístico português, muito alavancada pela genialidade de RAP, corria o risco de sofrer um rápido desgaste, e até de ser pulverizado pelo aparecimento de novos valores. RAP temporizou e diversificou as suas aparições pela rádio, programas de debate, publicidade, crónicas nos jornais, mas tudo na medida de certa, talvez à excepção da publicidade, que começa a criar algum enfado. O regresso à televisão nacional, pelas mãos da TVI, está marcado para a próxima segunda-feira, dia 14 de Abril. O humorista estreia o programa “Melhor do que Falecer”...que é reaparecer!
A Universidade da California e Pesquisadores Italianos concluiram que a "Emoção" pode contagiar novos "Amigos" nas redes sociais.
Segundo os estudos, mensagens positivas, boas notícias ou conteudo divertido atraí novos "inclinos" às nossas "casas" do Mundo Social Facebookiano e Blogueano.
Para medir os sentimentos das redes sociais foi usado um software que acompanhou mais de 1 Bilhão de actualizações entre Blogues e Facebook de pessoas anónimas. Estas análises ocorreram entre 2009 e 2012.
O resultado é que mensagens positivas atraem postagens alegres, sendo que o mesmo ocorre com mensagens negativas mas com menor fulgor.
Outro dois factores ainda a destacar, é a influência das condições climatéricas. Quando está a chover, é 1,16% mais contagiante as mensagens negativas e as mensagens negativas decresce 1,6%. Por outro lado, em dias de sol, o número cresce 2,7% e os pedidos de amizade e novas visualizações cresce também.
Podemos concluir que se escrevermos notícias positivas em dias de Sol, poderemos ter uma percentagem de "feed back" positivo por parte dos leitores, seja num blog, no facebook ou quissá..numa outra rede..social!
Cada vez mais as redes sociais fazem parte do nosso dia-a-dia. O facebook, lançado em 2004 por Mark Zuckerberg, será o grande líder, mas há cada vez mais plataformas onde as pessoas partilham imagens, estados de alma ou pensamentos. Assim, de repente, estou a pensar no instagram ou no twitter. Apesar do twitter ser uma rede social já com vários anos, foi criado em 2006 por Jack Dorsey, nunca ganhou, pelo menos em Portugal, a adesão maciça que o facebook, por exemplo, tem. O mesmo não se pode dizer do instagram. Sendo uma rede relativamente recente, existe desde 2010, tem já milhões de utilizadores em Portugal, principalmente desde que a plataforma ficou disponível em todos os androids e também no google. Trata-se de uma rede de partilha de imagens ou pequenos filmes, e o seu crescimento tem sido tal que, a par do facebook e twitter, já consta nas propostas de comunicação de algumas agências.
A minha curiosidade é simples: quem, por aqui, usa o twitter e/ou o instagram? Que vantagens ou desvantagens encontram?
Em tempos de crise nas publicações impressas, louve-se a iniciativa da FNAC de lançar um projecto arrojado de uma revista trimestral da sua responsabilidade. O lançamento está agendado para quinta-feira, sendo que o primeiro número vai assinalar os 800 anos da língua portuguesa e os 40 anos do 25 de Abril. Valter Hugo Mãe colabora com este primeiro número.
publicado às 18:17 editado por Carla Mendonça às 18:49
Um homem não identificado conseguiu infiltrar-se no telejornal da noite do canal espanhol TVE, e começou a discursar sobre uma conspiração da CIA.
Segundo o «El País», o homem interrompeu o noticiário por volta das 21:21, quando os apresentadores, Ana Blanco e Marcos Lopez, se preparavam para lançar um direto para a Galiza.
«Entrar no estúdio não é tarefa fácil. [O homem] ou enganou os seguranças da «Torrespaña» [edifício do canal] ou alguém o deixou passar», disse uma fonte da RTVE.
O sujeito foi detido quando tentou fugir pelas traseiras da estação. «A polícia foi chamada, identificou-o e deixou-o em liberdade», disse a mesma fonte.
O homem já tinha conseguido entrar, anteriormente, nos estúdios do canal «Quatro» e do «La Sexta TV».
O sindicato dos trabalhadores, USO, criticou a falta de segurança da «Torrespaña» e questiona como é possível que alguém consiga chegar ao novo «super estúdio», «super caro»,sem que ninguém o pare.
O Youtube quer contratar falantes de língua portuguesa para a sua equipa que controla a implementação das regras e regulamentos do maior site de vídeo ‘streaming’ do mundo. O anúncio data de 25 de Março e o principal requisito é ter uma licenciatura e uma “paixão” pelo funcionamento, em termos legais, da internet.
A equipa que estes candidatos vão integrar apoia o crescimento da base de dados da empresa, no que respeita a utilizadores, parceiros e anunciantes, gerindo páginas em cerca de 60 línguas distintas.
Os candidates que queiram concorrer ao cargo de ‘Parceiro de politicas’ devem ter uma “paixão” especial por “assuntos legais relacionados com a era digital”, lê-se no anúncio.
Além disso, devem ter “curiosidade relativamente a temas como a liberdade de expressão” e ter o desejo de ajudar a “determinar o modo como as pessoas comunicam e como expressam as suas opiniões no Youtube”.
A função deste colaborador, que deve ter “pensamento crítico”, será “acompanhar o desenvolvimento e a implementação de leis relacionadas com os conteúdos do YouTube”, tendo a capacidade de “conciliar as questões legais e regulamentares com os interesses dos utilizadores e parceiros do Youtube”.
Em termos de requisitos, o Youtube está a pedir, para este cargo, licenciatura ou experiência profissional relevante na área, familiaridade com as tecnologias da internet e as suas políticas e regulamentos, capacidade de cumprir prazos, e fluência na língua portuguesa ou russa. A disponibilidade para viajar também é uma mais-valia.