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O CLIENTE QUER CAPA

...QUEM TEM COMUNICAÇÃO SEMPRE ESCAPA

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Conferências de imprensa sem direito a perguntas

por Paulo Maia, em 17.04.14

Como jornalista que fui, durante quinze anos, das coisas que mais me irritava era tirarem-me de uma redacção para ir fazer uma conferência de imprensa em que no final o conferencista não estava à disposição dos jornalistas para mais esclarecimentos. Deixava eu de trabalhar um qualquer tema para ir buscar um comunicado que podia ser enviado por mail ou fax. Uma conferência de imprensa sem perguntas no final dá a nítida sensação que quem a promove não está à-vontade. Não quer ser sujeito ao contraditório e apenas comunicar algo porque é uma «obrigação». É uma prática muito nossa, que geralmente deixa jornalistas estrangeiros boquiabertos. Geralmente, essa prática segue-se a conselho do gabinete de comunicação, que assim entende que o seu cliente está menos exposto. Mas para isso segue uma comunicação escrita, que poupa ao embaraço da leitura de um comunicado em frente a uma plateia que ficará desde logo sugerida negativamente pelo facto de não ter podido exercer a sua função na plenitude.

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