Sexo, futebol e vale tudo?
por Pedro Matos Trigo, em 16.04.14
Em nome da comunicação, nomeadamente no marketing, vale tudo para fazer passar a mensagem? Ou, na ausência de mensagem, para "fazer falar", seguindo a máxima "falem mal de mim [ou da minha marca] mas falem"?A eterna dúvida volta a envolver Cristiano Ronaldo e o Mundial de Futebol. Depois do tiro no pé dado pela Pepsi aquando dos apuramentos, agora foi o estilista Sergio Kamalakian a lançar uma linha de t-shirts com as frases "C. Ronaldo is gay", "Maradona maricón", "Zidane is over", "Messi cabrón" e "Balotelli is a loser".
Conseguirá Kamalakian tornar-se ainda mais conhecido e vender assim tantas t-shirts? Ou ficará "coxo" como ficou a Pepsi e verá voltarem-lhe as costas as grandes marcas a que a "Sergio K" já esteve associada (casos da Jameson, Land Rover e Stella Artois)?
Uma coisa é certa: em comunicação, nomeadamente no marketing, não basta ser criativo; é preciso ter bom senso. Ou não?